29/07/2008

O lado lunar


É uma inocência magoada.... Pensas que cresceste. Pensas que consegues finalmente ter uma outra visão do mundo. Sentes -te capaz, responsável, és tu quem está ao leme. Sentes que consegues fazer tudo. Mas de repente, parece que o mundo desaba. Minuto após minuto pareces impotente, parece que tudo te surpreende, parece que o mundo te é estranho. Não percebes o que aconteceu, não percebes o que raio correu mal. Olhas à tua volta numa tentativa aflitiva de compreensão, na tentativa que algum objecto te dê o conforto e a segurança necessária para que sintas que ainda te encontras ao comando do leme do que te acontece na vida. Mas a verdade é que não encontras. Nada te dá essa segurança. Os objectos são-te familiares, mas de repente, todas as situações te são estranhas.
Mas o que é isto?
Pensas tu.No fundo a pergunta que te ocorre é
Quem és tu????
Apetece-te correr atrás dela, bater-lhe no ombro e perguntar
Mas quem és tu?
O confronto com o lado lunar dos outros é uma coisa muito complicada... Com o nosso habituamo-nos a conviver. Compreendemo-lo, achamo-lo plausível. Podemos até não gostar dele, mas vivemos pacificamente com ele. Os mais confiantes acreditam que quem realmente gostar deles como pessoa há-de também gostar desse lado. Os mais tímidos escondem-no atrás de um sorriso. Os mais dissimulados afirmam não ter um. Eu convivo pacificamente com o meu. Não o mostro ao mundo. Apenas àqueles que mais me preenchem o coração. Àqueles que me confortam a alma. De vez em quando surge numa explosão de sentidos e raiva, mas rapidamente adormece. Contudo, nunca me vou habituar ao lado lunar dos dissimulados. Não consigo... tenho de saber o chão em que piso. Posso ocasionalmente olhar para o lado, mas isso acontece so porque me determinada altura já analisei esse caminho por onde ia caminhar. Não me apanhem desprevenida. não consigo. falta-me o chão.
Não gosto quando fazes isso, fazes-me pensar que todo o meu caminho depende daquilo que pensas de mim. Daquilo que os outros dizem de mim. Pior ainda, daquilo que os outros dizem por mim. É que eu posso não ser assim...... É que podes ter uma ideia errada....
Eu quero que me conheçam por tudo aquilo que posso fazer, que sei fazer, que quero aprender a fazer.
Mas não, não gosto do teu lado lunar.

Sem comentários: